domingo, 13 de março de 2011

GLÖCKLER

Este roadster foi construido no ano de 1951 em Zuffenhausen por Walter Glockler, um piloto de corridas e concessionário da marca Volkswagen com a ajuda da novata Porsche. A carroceria em aluminio levissíma, motor Porsche 1500 cc movido a alcool e Glockler disputava o campeonato alemão na classe 1500cc com ótimo desempenho. Reza a história que Max Hoffman o famoso representante da Porsche nos States vendo o sucesso do carro de Glockler (alguns Glockler foram para os States disputar o campeonato SCCA) insistiu junto à fábrica no  desenvolvimento do 356 Speedster para o mercado americano, principalmente para as corridas. Pelas linhas deste carro percebe-se a influência na criação do Porsche 550. Reconheço que não sou um bom escritor, portanto se interessar pesquise mais sobre o assunto..os motores Porsche ou VW com as carcaças em magnésio movidos a alcool usados neste carro literalmente derretiam em algumas provas....   

4 comentários:

F250GTO disse...

Não conhecia essa história, mas sem duvida alguma, o 550 Spider foi derivado desse Glöckler.
Gostei das janelas "asas de andorinha".
O mais legal é ver essas fotos de 1950 e trá-lá-lá e observar o motor boxer (VW/Porsche) exatamente igual ao que vemos hoje, até o local de instalação da bobina é o mesmo.
Ô motorzinho simpatico, esse!
Romeu

Luís Augusto disse...

A história tb é nova para mim. Mas o carro é meio esquisito, não?
Concordo com o Romeu o VW boxer é o mais simpático do mundo!

Anônimo disse...

Coisa estranha !
O carro exposto em Carmel parece meio "inventado" e não guarda muita semelhança com o original.

Belair disse...

ACOOOOORRRDDAAAA Chicao!!!
Num vai trabaia' hoje???