domingo, 8 de abril de 2012

NSU Spider 1966 "Wankel"




Apresentado no Salão de Frankfurt de 1962 este NSU Spider desenhado por Bertone teve seu motor desenvolvido por vários anos com a participação do próprio inventor Felix Wankel...era um motor de 498 cc, monorotor a 4 tempos, refrigerado a água com 50 Cv de potencia, cambio manual de 4 marchas, tração traseira, freio a disco dianteiro e alcançava 153 km/h..era inicialmente vendido por DM 7.000 (marco alemão).
De 1964 a 1967 foram produzidas 2375 unidades e encerrou-se a produção sem que se resolvessem críticos problemas de vedação no notável motor.

7 comentários:

Anônimo disse...

... e M.C., escreve: "notável" voce tá sendo muito amigo do senhor Wankel. Foi uma tentativa de uma idéia desde o inicio do século passado de um rotor como um triangulo cujas paredes eram abalauladas convexas( wikipedia mostra bem o funcionamento dele). A Mazda utilizou este motor e testa até hoje. Tem várias desvantagens neste tipo de motor mas há que confie nele para futuro... terão que combater os ecochatos porque ainda é um baita poluidor.

Anônimo disse...

abalauladas ? cês entendem... Não ? Abauladas !

M.C.

M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M disse...

Não era problema de "vazamento", mas sim a durabilidade do segmento, que precisava ser substituido a cada 20.000 km.
Hoje, com o desenvolvimento de novas ligas, os japoneses superaram o problema !
O interessante destes motores é que, além de pequeno e leve, tem poucas peças móveis !
E o nosso amigo anônimo está mal informado ! Se o Wankel fosse um grande poluidor, a venda dos Mazda não seria permitida na CA !

Rui Amaral Jr disse...

É o motor do futuro a 40 anos!
É leve e como disse o M tem poucas peças moveis...não sei pq nunca foi feito em grande escala, acho que o lobby das autopeças...conta aí M...

regi nat rock disse...

e o carrinho lembra muito as Alfas, também, encarroçada pelo Bertoni...
E esse motor é o bicho e acho que não vingou por pressão das petroleiras.

Ron Groo disse...

Eu achei o carro muito simpático...